Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

Cosplay

Bem, neste post vou falar sobre uma arte que já é bastante praticada em Portugal, o Cosplay. O Cosplay é um tipo de arte em que os participantes “competem” entre si, elaborando fatos e acessórios, representando um certo personagem ou até ideia. Os personagens são muitas vezes inspirados em cultura japonesa, principalmente Manga, Anime, Tokusatsu (espécie de Power Rangers ou live actions com efeitos especiais), Comics, Vídeo jogos e filmes de Fantasia. Outras opções de fatos por parte dos participantes são artistas de J-Pop e de J-Rock (estilos de música japonesa). Os participantes de Cosplay, conhecidos por Cosplayers, formam uma subcultura concentrando-se em vestir as roupas dos personagens escolhidos e por vezes imitar movimentos característicos destes, como por exemplo o “Datebayo” do Naruto. Em alguns locais, a palavra cosplay foi alargada para incluir simplesmente o “Mascarar-se” ou vestir uma Roupa diferente, sem especial ocasião, apenas vestir-se de uma certa “personagem” num certo contexto.

O Cosplay em Portugal

A primeira vez que se ouviu a palavra cosplay em Portugal foi em 1997, quando alguns fãs da cultura japonesa decidiram mascarar-se como as suas personagens preferidas. Enquanto isso, o cosplay dava já andava pelo mundo fora, arrastando consigo um enorme número de fãs na América, Ásia e Europa. Desde 1997 até aos dias de hoje, já muita coisa mudou.

Os eventos de cosplay aumentaram. Já se realizam de norte a sul do país quando, em 1997, apenas se realizava em Lisboa e apenas uma vez por ano. Hoje em dia é visto por muitos pais como um hobby saudável pelo facto dos cosplayers terem que criar os seus próprios apelando á criatividade.


Apesar das críticas que dizem que o Cosplay é uma perda de tempo e dinheiro, os apoiantes do cosplay afirmam que hoje em dia o Cosplay é mais do que um hobby, considerando-o uma forma de arte em que os cosplayers podem expressar a sua paixão pela cultura japonesa e por algumas personagens, vestindo-se e agindo como elas.

Dizem também que o cosplay é uma maneira de conhecer pessoas novas e criar novas amizades. Tanto adultos como crianças participam, pois não há limite de idades, ou seja, se pais e filhos fizerem cosplay podem ajudar-se, estimulando a criatividade, porque têm que pensar sobre como irão fazer com um tipo de roupa ou acessório mais rebuscado, que ninguém utiliza. Mas acima de tudo, a maior importância é a diversão, tanto na criação dos fatos como no seu uso, considerando esta a razão principal por cada vez mais, existirem cosplayers portugueses, a aumentar de evento para evento.

1 comentários:

Anónimo disse...

poxa vida essa "tsunade" como cosplay arrebenta!!!!!!kkkkkk....
adorei mais prefiro a ariela(tsunade)eh outra cosplay que manda super bem!;)

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting