Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

O Japão Actual: Etiqueta Japonesa (Cartões de Visita e No Banho) [Parte 5]

Na semana passada, começamos a falar da “Etiqueta Japonesa”. Hoje, continuaremos essa rubrica e dir-vos-ei as regras ou hábitos que devem cumprir em certos locais e especialmente no Japão todo.

Comecemos pelos “Cartões de Visita”. É uma regra simples, porém, para alguns poderá ser difícil cumpri-la.

Cartões de Visita

Meishi, que significa cartões de visita, são “objectos” trocados quando as pessoas são apresentadas umas às outras pela primeira vez!! Em ocasiões especiais, estas devem ser aceites e entregues com ambas as mãos.

Quando recebe o cartão, observe-o atentamente e lembre-se do nome da pessoa que o entregou.

Se estiver sentado numa mesa, receba-o e ponha-o sobre a mesa com a face para cima e de frente para si ou então, guarde-o na sua carteira.

Nunca ponha o cartão recebido no seu bolso e também não o dobre.
Como vêm é simples mas complicado para certas pessoas.


No Banho


Passando da Sala para a Casa de Banho ou até mesmo termas aqui vão as suas regras e hábitos

1- Os Japoneses lavam-se antes de entrar na banheira, uma vez que, estes têm o hábito de partilhar a água (quente) do banho com outras pessoas. Isto aplica-se também em sentõs (banhos públicos) e onsens (termas), bem como em banhos em casa.

Não suje a água e não a esvazie depois de sair dela.

2 – Os Japoneses gostam de tomar banho com a água quente, bem quente, por volta de 40 a 50 graus Celsius. Se, para si, for quente demais poderá adicionar água fria, porém, tenha atenção para não deixar a água da banheira morna, pois a próxima pessoa poderá não gostar da temperatura.

3 – Em banhos públicos, nunca, mas nunca, confunda os balneários masculinos com os balneários femininos, os japoneses consideram isto uma falta de respeito e extremamente rude, mesmo que tenha realmente cometido um engano.

Normalmente os balneários masculinos estão à esquerda, com uma cortina azul e com o ideograma otoko (homem) ou tono-sama (senhor feudal). Os balneários femininos normalmente estão à direita, com uma cortina vermelha e com o ideograma onna (mulher). Se não tiver a certeza, pergunta a alguém antes de entrar.

4 - Não use fatos de banho (ambos os sexos), biquínis ou bermudas nos banhos públicos. O desrespeito a esta regra poderá causar o desentendimento com clientes japoneses e poderá ser expulso do local.

5 – As tatuagens são proibidas em muitos banhos públicos. Se tiver uma, pergunta se não há problemas na recepção antes de entrar, evita confusões.

0 comentários:

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting