Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

Jogos Japoneses I

Muitos dos jogos japoneses actuais foram introduzidos no Japão pela China. Um deles é o Kaiawase/ Eawase/ Hyakunin Isshu.


O Kaiawase começou a ser jogado na Era Heian (794 - 1185). Eram pintadas várias figuras em conchas (Kai), sendo estas espalhadas aleatoriamente. O objectivo era encontrar o par correspondente (Awase) , sendo o vencedor aquele que encontrasse o maior número de pares.




Este jogo foi desenvolvido criando um novo jogo, o Eawase. Neste mesmo, eram pintados cartões com figuras relacionadas a temas da Literatura Clássica, representando assim costumes do povo, vegetais das várias épocas do ano, utensílios agrícolas e doméstico, entre muitos outros. Mais tarde, passaram a ser escritos os poemas mais conhecidos nas conchas, sendo cada um dividido em duas partes e escritos em duas conchas diferentes. Como no Kaiawase, o objectivo era encontrar as duas partes do poema de maneira a completá-lo.


Com o decorrer do tempo, o Eawase foi uma a forte inspiração para o Jogo Hyakunin Isshu (Cem poemas de cem poetas). Este é o nome de uma colecção de poemas de 31 sílabas (Tanka) escritos entre o século VII e XIII. A junção destes poemas foi feita por Fujiwara-no- Teika, um nobre, em 1235. O jogo é constituído por dois conjuntos de cem cartas. O primeiro grupo tem os poemas completos e o outro apenas os dois últimos versos. Enquanto um jogador lê uma carta do primeiro grupo, os outros tentam descobrir a finalização do poema no segundo grupo. É bastante jogado no Ano-Novo.

0 comentários:

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting