Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

Hachiko



Hachiko



Hachiko é uma historia, conhecida por grande parte dos Japoneses, de um grande caso de lealdade e de coragem. Em 1924, um professor de departamento de agricultura da Universidade de Tóquio levou Hachiko, um cão novo e energético para a cidade de Toquio. O Professor todos os dias tinha de apanhar o comboio para ir para a universidade e, quando chegava do comboio, Hachiko estava lá a sua espera, sempre. Era um grande caso de amizade. Um dia, Hachiko esperou em vão. O seu dono havia tido um AVC na universidade e havia sido levado com urgência para o hospital. No dia 21 de Maio de 1925 o Professor Ueno, nome do dono de Hachi, sofreu um derrame súbdito durante um reunião do corpo docente e morreu. A História diz que na noite do velório, Hachi, que estava no jardim, partiu as janelas da casa e dirigiu-se á sala onde o corpo foi colocado e passou a noite deitado ao lado do dono, recusando-se a ceder.
Mais tarde, os parentes de professor Ueno levaram o cão para sua casa, mas este fugia sempre voltando à casa de Ueno. Ao perceber que o antigo dono já não morava naquela casa, Hachi todos os dias ia à estação de Shibuya procurar o seu dono no meio da multidão e apenas desistia quando a fome apertava demais. Os passageiros, tocados com o assunto, traziam comida para o pobre Hachi que ali permanecia. Passado uns dias um dos alunos de Ueno, que estudava Akitas (Raça de Hachi, apenas existiam 20 no Japão) escreveu vários textos sobre a historia deste cão e um deles foi enviado a Asahi Shinbun, um dos jornais do Japão, que publicou em Setembro de 1932. Hachi começou a ganhar fama, tendo fotografias em muitos jornais, enciclopédias e era usado pelos professores como exemplo para as crianças, tornou-se uma celebridade.

A Morte (Oh Noez, ele morre?! T.T)

A fama repentina de Hachikō fez pouca diferença para a sua vida, pois ele continuou exactamente da mesma maneira como antes. Todos os dias, ele partia para a estação de Shibuya e esperava lá pelo Professor Ueno para voltar pra casa. Em 1929, Hachikō contraiu um caso grave de sarna, que quase o matou. Devido aos anos passados nas ruas, ele estava magro e com feridas das lutas com outros cães. Uma de suas orelhas já não se levantava mais, e ele já estava com uma aparência miserável, não parecendo mais com a criatura orgulhosa e forte que tinha sido uma vez. Ele poderia ter sido confundido com qualquer cão rafeiro.

Como Hachiko envelheceu, tornou-se muito fraco e sofria de dirofilariose, um verme que ataca o coração. Na madrugada de 8 de Março de 1935, com idade de 11 anos, ele deu seu último suspiro numa rua lateral à estação de Shibuya. A duração total de tempo que ele tinha esperado, saudoso, seu mestre, foi de nove anos e dez meses. A morte de Hachikō estampou as primeiras páginas dos principais jornais japoneses, e muitas pessoas ficaram incontroláveis com a notícia. Um dia de luto foi declarado.

Pós-Morte

- Seus ossos foram enterrados num canto da sepultura do professor Ueno (no Cemitério Aoyama, Minami-Aoyama, Minato-ku, Tóquio), para que ele finalmente se reencontrasse com o mestre a quem ele havia ansiado por tantos anos. Sua pele foi preservada, e uma figura empalhada de Hachikō pode ainda ser vista no Museu Nacional de Ciências em Ueno.

- Todos os dias 8 de março é realizada uma cerimonia solene na estação de comboio, em homenagem à história do cão leal.

- A lealdade dos cães da raça Akita já era conhecida pelo povo japonês há muito tempo. Numa certa região do Japão, incontáveis são as histórias de cães desta raça que perderam suas vidas ao defenderem a vida de seu proprietários.

- Onde quer que estejam e para aonde quer que vão, têm sempre "um dos olhos" voltados para aqueles que deles cuidam. Por causa desse zelo, o Akita se tornou Patrimônio Nacional do povo japonês, tendo sido proibida sua exportação.

- Devido a todas suas qualidades, uma das províncias japonesas recebe seu nome, Akita-Ken.

- Foi também erguida uma estátua em honra de Hachi.



Aconselho seriamente a verem o filme, chorarão de certeza ;)

1 comentários:

Tamires disse...

Que historia mais linda,mas na parte da morte nao,é muito triste.....
Nem acredito que chorei quando lê tudo e vi o filme....
Isso eu poço dizer que é amor de um homem e um cão de amigos verdadeiros que nao apanha-se em qualquer lugar....

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting