Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

Sete Deuses da Sorte

Os sete deuses da sorte são, como o nome indica, sete deuses que "dão boa sorte" (fortuna, felicidade, etc) no Xintoísmo, na mitologia japonesa e no folclore japonês.

Eles são: Daikoku, Bishamonten, Ebisu, Fukurokyu, Benzaiten, Hotei e Jurojin (da esquerda para a direita, na imagem)

Benzaiten

A única mulher do grupo. Simboliza a amabilidade e protege as artes e a beleza feminina. É associada às águas do lago, rio e mar. É, normalmente, representada por uma jovem mulher com um instrumento de cordas ou a cavalgar sobre um dragão marinho. Nos contos épicos japoneses, vário samurais, deparam-se com Benzaiten nos momentos difíceis e recebem orientações da mesma. Possuir uma pintura ou estátua desta deusa "garante" saúde, beleza e desenvolve talentos artísticos.



Bishamonten

Sendo um dos quatro guardiões do budismos, Bishamonten usa trajes de guerra e segura uma lança numa das mãos. Foram lhe atribuídas muitas funções, mas este, normalmente, apresenta-se como um Deus da guerra e distribuidor da riqueza. É o promotor dos missionários das palavras de Buda. Protege as pessoas dos demónios e das doenças. AO ter uma imagem, estátua, etc dele em casa, este afugenta os ladrões e preserva os bens da família.





Daikoku

É o mais alegre dos deuses. É representado como um homem gordo que traz prosperidade, riqueza, fartura e produção, sendo patrono dos fazendeiros. É bastante popular entre os agricultores japoneses, pois protege as colheitas. Aparece em pé, sobre sacos de arroz, a sorrir e traz na mão um martelo de madeira (cada batida faz surgir moedas de ouro). Simbolicamente a martelada representa o trabalho. A imagem de Daikoku "garante" progresso profissional e enriquecimento ligado ao trabalho.







Ebisu

É o Deus da sinceridade e representa honestidade e trabalho. É o protector dos pescadores, navegantes e comerciantes. É, geralmente, representado como pescador e com uma vara de pescar. Ele garante sucesso nos negócios quem possuir uma imagem, estátua, etc, dele.






Fukurokuju

Deus da felicidade, da riqueza e da longevidade. O seu nome significa felicidade (fuku), riqueza (roku) e vida longa (ju). Há uma lenda que diz que Fukurokuji foi um Deus sábio eremita chinês. Na sua figura é representado com uma testa muito alta. É, normalmente, acompanhado por um veado, símbolo da longevidade e às vezes por uma tartaruga. Quem tiver uma estátua de Fukurokuju tenderá a ficar popular. Passar a mão na sua cabeça careca, melhora a inteligência.



Hotei

Senhor da magnanimidade e da generosidade humana. Vive sempre a rir e de bom humor, trazendo, assim, saúde e felicidade. É representado com uma enorme barriga e a roupa a cair-lhe pelos ombros. O seu abdómen não simboliza gula mas sim satisfação.
Hotei, conhecido como o "Buda Gordo", é uma representação de um monge chinês frequentemente encontrado em templos, restaurantes e amuletos. Para os japoneses, o ventre representa o coração e personalidade, para os chineses ele acabou por ser associado a Maitreya.
No ocidente, ele é visto como uma representação do Buda Siddhartha Gautuma.
Apreciar uma pintura, estátua, etc, de Hotei afugenta as preocupações.


Jurojin


É o Deus da longevidade e da sabedoria e é representado com uma longa barba branca, carregando na mão um ceptro (saku) e junto a uma tartaruga, veado ou garça. Todos estes, são animes símbolos da longevidade.
Por vezes, Jurojin é representado com um pote de sake e só permite que a morta se aproxima caso e quando a pessoa esteja preparada para "evoluir" espiritualmente.
Apreciar, diariamente, algo de Jurojun traz sabedoria e longevidade.

0 comentários:

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting