Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

Monte Fuji

O Monte Fuji (富士山) é a mais alta montanha da ilha de Honshu e de todo o Japão. Sendo a 35ª mais alta do mundo. É um vulcão activo, porém de baixo risco de erupção.
Monte Fuji
O monte Fuji localiza-se a oeste de Tóquio próximo da costa do Pacífico da ilha de Honshu, na fronteira entre as províncias de Shizuoka e de Yamanashi. Existem três pequenas cidades que envolvem o Monte Fuji, Gotemba a leste, Fuji-Yoshida a norte e Fujinomiya a sudoeste.
[Imagem do Monte Fuji]
O monte Fuji é um dos símbolos mais conhecidos do Japão, sendo frequentemente representado em obras de arte e fotografias e recebendo muitas visitas de alpinistas e turistas.

Etimologia

Como iram perceber, o Monte Fuji apresenta alguns problemas em relação á origem do seu nome.
Os kanjis que actualmente são utilizados, e , significam riqueza ou abundância e homem de posição respectivamente, mas é provável que estes caracteres tenham sido escolhidos pelo facto da sua prenuncia formar um nome, visto que não formam uma disposição coerente de onde se possa analisar e retirar o significado do nome.
Possível Kanji para a designação do nome, Monte Fuji
A origem do nome Fuji não é clara. Uma interpretação popular refere que Fuji provém da junção de 不二 (não e dois), que significa sem igual, outra interpretação indica a escrita de Fuji da forma 不尽 (não + exausto), significando interminável.
Um estudioso japonês do Período Edo, Hirata Atsutane, colocou a hipótese de o nome ter como origem uma palavra que significava “montanha que se ergue como uma espiga (ho) de arroz”.



O propagandista britânico, John Batchelor, defendeu a tese de que a origem do nome provinha da palavra da língua Ainu para fogo (huchi), da divindade do fogo huchi kamuy. Esta tese foi contrariada pelo linguista japonês Kyosuke Kindaichi do ponto de vista da alteração fonética de “huchi” para “fuji”. Também se aponta o facto de huchi significar “mulher idosa” e ape ser a palavra para “fogo”, sendo portanto ape huchi kamuy a divindade do fogo.
Estudos elaborados quanto à distribuição dos nomes, também sugerem que o nome do Monte Fuji teve origem na lingua do povo Yamato e não da Ainu. O toponimista Kanji Kagami defende a hipótese de a palavra ter a mesma origem que “wisteria” (fuji) e “arco-íris” (niji, mas que também pode ser escrito fuji) para representar um “declive longo e harmonioso”.
Outro texto que faz a análise etimológica do Fuji-san, afirma que o nome provém de ”imortal” (em japonês: 不死 fushi, fuji) e ainda das imagens de ”abundante” (em japonês: fu), ”soldados” (em japonês: shi, ji) subindo as encostas da montanha.,,,
Com isto, podemos afirmar que ainda nada é concreto. Varias figuras conhecidas apresentaram teses mas nenhuma foi aceite oficialmente. O que indica, que ainda hoje não se sabe a verdadeira origem do nome.

História

Pensa-se que a primeira ascensão ao topo do Monte Fuji foi completada por um monge, em 663, que não deu a cara, permanecendo em anonimato. A primeira subida ao topo feita por um estrangeiro deu-se em 1860, por Sir Rutherford Alcock. O alto tem sido considerado sagrado desde tempos antigos, tendo o seu acesso sido proibido a mulheres até à Era Meiji, mas hoje em dia é um destino turístico popular, sobretudo para escalada.
O monte Fuji é um cone vulcânico frequentemente coberto de neve sendo uma figura importante da arte japonesa. O trabalho de maior nomeada retratando esta montanha são as conhecidas “36 vistas do monte Fuji” (como poderão apreciar em baixo), a obra-prima do pintor de Ukiyo-e, Hokusai, mas existem inúmeras menções ao monte Fuji na literatura japonesa desde sempre, sendo abordado em muitos poemas.



"Trinta e seis Vistas do Monte Fuji" - Xilogravuras do século 19


O Fuji-san alberga ainda uma tradição guerreira, visto os samurais utilizarem o sopé da montanha, um sítio próximo de onde actualmente se situa a cidade de Gotemba, como local de treino, devido ao seu isolamento. O shogun (titulo dado pelo imperador) Minamoto no Yoritomo tinha yabusame nesta área no início do Período Kamakura. A partir de 2005, as forças de defesa do Japão e os marines dos Estados Unidos da América passaram a ter actividade militar em bases perto do monte Fuji.

Aokigahara

Aokigahara é uma floresta que se situa na base da montanha onde existem cavernas que não descogelam, mesmo durante o Verão. Contam-se muitas lendas acerca da floresta de Aokigahara, segundo uma, as rochas da montanha contêm grandes depósitos de ferro que provocam erros nas bússolas, fazendo com que seja extremamente fácil as pessoas perderem-se.
Aokigahara
Contudo, estas lendas são falsas, pois o campo magnético gerado pelo ferro é demasiado fraco para ter um efeito significativo, além disso, as forças militares do Japão e dos Estados Unidos fazem exercícios de treino regularmente na floresta, durante os quais o GPS, as bússolas e os outros aparelhos electrónicos de orientação funcionam perfeitamente.
 As lendas de monstros, fantasmas e goblins assombrando a floresta são também diversas. Em adição, o Aokigahara Jukai (O Mar das Árvores) é a zona do Japão onde ocorrem mais suicídios, diz-se que os espíritos dos suicidas para sempre vagueiam na área, a quantidade de corpos descobertos, em média trinta por ano.

Curiosidades

  • Estima-se que anualmente cerca de 200.000 pessoas escalam a montanha, 30% das quais são estrangeiros.
  • O monte Taranaki na Nova Zelândia é de tal forma similar ao monte Fuji de alguns pontos de vista, que é utilizado como substituto em filmes, como foi o caso do “The Last Samurai”.
  • Devido á elevada taxa de suicídio na floresta do Monte Fuji, as autoridades colocaram sinais a proibir os suicídios naquela área. (esta para mim é a melhor delas todas)

1 comentários:

Lucas H.R. disse...

Blog legal!visite o meu http://narutoextreme2011.blogspot.com/ eu estou apenas começando mais pretendo melhorar,me de algumas dicas!

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting