Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

Shounen Jump!

O que é a Shounen Jump?
- A WSJ (Weekly Shounen Jump) é uma revista semanal de manga (banda desenhada japonesa) publicada pela empresa Shueisha.
- A temática da revista é voltada para público masculino jovem, daí “Shounen”, que em japonês significa “rapaz”.
- A Shounen Jump é actualmente a revista mais vendida do Japão sendo também a mais vendida mundialmente no campo da banda desenhada.

Altos e baixos
- No seu auge, em tempos de sucessos como Dragon Ball, Saint Seiya ou Yu Yu Hakusho, a Shounen Jump vendia, só no Japão, cerca de 6 milhões de exemplares semanais.
- Assim que Dragon Ball acabou a revista perdeu uma parte de seu publico.
- Anos depois, com o fim de outro sucesso, Slam Dunk, as suas vendas caíram novamente.
- Actualmente, devido à perda dos grandes sucessos dos anos 80 e à popularização da Internet a Shonen Jump vende apenas metade do que vendia naquela época, por volta dos 3 a 3,5 milhões de exemplares semanais (só no Japão).
- Ainda assim, a Shounen Jump tentou reaver o sucesso dos 80’s aumentando a quantidade de séries por revista, no entanto, os números mantiveram-se praticamente intactos.

Globalização
- Para além do Japão, como é óbvio, a revista é alvo de franchising:




Quota de mercado
- Estatísticas da Oricon afirmam que os 5 biliões de volumes de manga vendidos em 2009 pela Shueisha lhes dão a posse de cerca de 11% do mercado de literatura no Japão.
- Os resultados foram entregues aos média japoneses a 29/01/2010 e cobriram as vendas desde 29/12/2008 até 27/12/2009.
- A estatística cobriu não só o a indústria manga como também todo o resto da literatura. No entanto, devido à esmagadora parte ser relacionada à manga, a estatística foi muito útil no campo.
- Dentro desta estatística, a indústria de manga cobriu 23% no que trata ao dinheiro circulado e 38% em relação aos número de cópias vendidas.
. A Shueisha liderou as editoras de manga com 6% do dinheiro circulado e 11% de cópias vendidas na indústria literária.



Conceito
- Uma das razões pela qual a Shounen Jump é tão apreciada pelos adolescentes, rapazes e raparigas, é o facto de todas as suas histórias tirarem partido de três conceitos:
-> Amizade
-> Perseverança
-> Triunfo
Pouco tempo depois da fundação da revista, em 1968, foi feito um inquérito aos seus leitores sobre as suas palavras favoritas nas séries da revista, e as três palavras acima destacaram-se nos resultados.

Estreantes
- Outra notável característica da Shounen Jump é a estreita relação que tem com os inúmeros artistas que se estreiam nela.
- Adoptou, desde cedo, o peculiar método dos seus editores, avaliarem, sempre o trabalho dos artistas que vêem de encontro com a empresa.
- Caso sejam promissores o editor poderá marcar reuniões e fazer com que os jovem-promessa possam melhorar, antes de entrarem dos seus títulos aparecerem na revista.

Staff editorial
- Actualmente, o staff editorial é composto por 18 indivíduos:
-> 1 Editor-Chefe: Que supervisiona o trabalho dos editores e tem poder maioritário na tomada de decisões sobre a revista propriamente dita.
-> 3 Editores-Visuais: Que gerem o design da revista, os mangas com páginas coloridas, a disposição dos capítulos, etc…
-> 14 Editores: Que acompanham os mangakas (escritores de manga) e vão debatendo os assuntos relacionando-os com a produtividade que surta na revista
- Em média, cada editor fica encarregado de 30 mangakas. Por outras palavras a Shounen Jump tem cerca de 400 possíveis artistas de fazer a sua estreia!

Séries
- A Shounen Jump começou com a serialização de Kochikame, uma das mangas mais compridas de sempre que já existe há mais de 30 anos e ainda continua no activo sem uma única semana de folga!
Devido à sua muito rica variedade…
- Como as séries de acção/combate como Naruto ou Bleach
- De Desporto como Eyeshield21 ou Captain Tsubasa
- De Mistério como Death Note
- De romances escolares Ane Doki
- Ou de ficção científica como Akira
Abrange o imenso número de leitores que lhe é característico com os mais diferentes gostos.

A revista
- A Shounen Jump chega às bancas todas as segundas-feiras, totalizando 50 edições anualmente.
- Uma das coisas que caracteriza a revista propriamente dita é o seu tamanho.
- É formada por mais de 20 séries, entre elas as mainstream Bleach, Naruto e One Piece. Cada uma tem 19 páginas, totalizando então cerca de 500 páginas e tendo uma grossura de 2,5 cm (aproximadamente uma polegada)
- Outra das suas características principais é a leitura da direita para a esquerda, típica na literatura japonesa.
- O custo de cada revista consiste em 230¥, cerca de 1,50€.



Bem, espero que tenham gostado e que tenha enriquecido a vossa cultura sobre Shounen Jump como essência da grande empresa Shueisha!

5 comentários:

Hegel disse...

Bom post!

Eu compro a Shonen Jump mensal americana. Sempre dá para entreter o tempo ;)

Anónimo disse...

olha gente o novo jogo do naruto O.o posta news sobre este jogo http://www.youtube.com/watch?v=Jo6ZflM8xAs

AniProject disse...

Espectáculo

Vandilol disse...

eu queria saber onde compro a jump em portugues?

espero que me ajudem com esta pergunta :D

EroGaki disse...

Como disse no post, a revista é apenas alvo de Franchising nos Estados Unidos, Suiça, Alemanha, Noruega e Canadá, pelo que só pode ser comprada nesses idiomas.

Nem os volumes estão disponíveis em Português de Portugal, só em Português do Brasil - Panini Comics.

Obrigado pela visita,
EroGaki

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting