O Origami é uma arte tradicional japonesa que consiste em criar representações de seres ou objectos através de dobras geométricas feitas numa porção de papel, sem cortar ou colar.
Ao contrário do que muito possam pensar só existe um pequeno numero de dobras no origami. A combinação de algumas dessas dobras é que origina a complexidade de que alguns origamis são dotados.Inicialmente, a base de papel utilizada para a construção do origami era o quadrado, o papel pode ser colorido ou ter qualquer tipo de estampas ou padrões.
O origami começou a ser praticado no Periodo Edo (1603-1897), desde essa altura que as convenções sobre o origami têm mudado e chegou a ser possível cortar o papel durante a criação da figura ou usar outro tipo de bases geométricas, como o triângulo, o circulo...
A cultura japonesa vive de lendas e nem o origami foi deixado de parte quando se trata deste assunto. Conta a lenda que quem fizer mil origamis da garça de papel japonesa terá direito a fazer um pedido que se realizará.Com a descoberta de novos métodos de corte de papel, os preços do papel foram baixando permitindo que a arte de dobrar papel fosse acessível a uma maior numero de pessoas, tornando-a cada vez mais popular. Ainda assim, as pessoas menos abastadas, guardavam todo e qualquer pedaço de papel para usarem nos seus modelos.
A maneira de criar origamis era passada de geração em geração pois não havia modelos ou instruções em papel. Posteriormente foram publicados dois livros que continham as primeiras instruções de como dobrar o papel para construir os origamis, um em 1797, Hiden Senbazuru Orikata, e outro em 1845, Kan no mado, que continha aproximadamente 150 modelos. Com esta ultimo livro o origami espalhou-se como arte recreativa japonesa.
Assim como os japoneses, também o Mouros do Norte de África dobravam papel e foram estes dois povos que espalharam o origami por todo o mundo.
Assim como os japoneses, também o Mouros do Norte de África dobravam papel e foram estes dois povos que espalharam o origami por todo o mundo.
Artistas
* Akira Yoshizawa (吉澤 章, Yoshizawa Akira) - criador do repertório moderno de modelos e simbologia
* Bruno Ferraz - autor de livros sobre origami no Brasil
* Carlos Genova - autor de livros sobre origami no Brasil
* Eric Joisel - Francês famoso pelas suas esculturas em dobras de papel ultra-realistas
* Issei Yoshino - famoso artista pela composição multimodular de esqueletos de Tiranossauro e Triceratops.
* Jeremy Shafer - Americano, membro do OrigamiUSA, publica o folheto BARF e criador de vários modelos
* John Montroll - Autor com mais de 15 livros de origami, grande divulgador no Ocidente da arte.
* Kunihiko Kasahara - especialista em origamis poliédricos e animais
* Lena das Dobraduras - autora de livros sobre origami com contaçao de historias no Brasil
* Makoto Yamaguchi - autor japones especialista em kusudamas
* Mari Kanegae - autora de livros sobre origami no Brasil
* Nicolas Terry - Artista francês conhecido por suas obras com estilo cartunizado
* Peter Engel - Influente artista de origami e teórico
* Robert Harbin - Popularizou o origami na Inglaterra, apresentou uma série de curtas entitulada Origami, produzido pela Thames Television da ITV
* Robert J. Lang - Autor de inúmeros livros
* Satoshi Kamiya (神谷 哲史, Kamiya Satoshi) - grande criador de modelos complexos,
* Seiji Nishikawa - um dos criadores do Origami Tanteidan
* Tomoko Fuse (布施 知子, Fuse Tomoko) - criadora de várias séries de máscaras e origamis modulares
* Toshikazu Kawasaki (川崎敏和, Kawasaki Toshikazu) - matemático japonês famoso por várias dobraduras geométricas, incluindo a Rosa de Kawasaki
1 comentários:
Consigia fazer a garça e a rosa, qse não lembrava q era capaz de fazer origamis. Legal pois aprendi a fazer alguns + nos tutoriais. Vlw
Enviar um comentário