Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

As estampas japonesas.

A técnica das estampas Japonesas têm origem na China, onde as estampas eram obras utilizadas, sobre tudo, para fins espirituais e religiosos. No Japão, as estampas têm uma função mais mundana, são usadas como simples peças de decoração e abordam temáticas como o quotidiano, as modas e o popular.
Surgiram no período Edo (1603-1867) e são o produto do trabalho colectivo entre artesãos e desenhadores e são colocadas à venda por editores que financiam todo o processo de criação e fabrico. As estampas tornaram-se muito populares e apreciadas pelo povo japonês, não só pela sua beleza e valor artísticos mas também pelo seu baixo preço.


http://farm1.static.flickr.com/51/135378635_b68f9fbb8f_m.jpg

Nas estampas toda e qualquer figura humana é representada dentro de contornos pretos, devido ao trabalho ser executado numa prancha de madeira. Não existe qualquer vestígio de terceira dimensão nas estampas, o motivo é constituído unicamente por camadas de cor. Nestes trabalho as cores são doces e refinadas, sendo quase sempre obtidas de corantes naturais, como a rosa e o verde azeitona.
As estampas estão, muitas vezes, associadas à pictórica e à escrita, sendo mesmo possível encontrar estampas com poemas inscritos cujo assunto é a temática abordada pela imagem da estampa.

No período entre o sec.XVI e o sec.XIX era produzidos três tipos de estampas, as estampas de raparigas belas, cujos autores eram Harunabu e Outamaro; as estampas teatrais, de Shuraku e de Kunisada; e as estampas paisagísticas, da autoria de Hojusai e Hiroshige. As estampas eram, geralmente, de dimensões reduzidas sendo o formato mais comum o ''oban''.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivGpEWr0QDlOLDDajFCKUC-sBcP_dg2PFDP9gQuLxZb5TFpGGi2NphRsLxkYO-XY9K-P9loeurEUebRi_hNkbAeSYW9ZmU01S6zWffElFkhH2arB6k0FyQdhlSEwKMcbrXlmbKFG9cWA4/s400/Xilogravura3.JPG http://www.gravurarte.hpg.com.br/07japonesa-utamaro.jpg http://www.japao100.com.br/static/img/104_079_cachoeira.jpg

Por volta de 1865 as estampas sem valor algum eram enviadas para Ocidente juntamente com o marfim e os leques, entre outros produtos, o que fez com que começassem a surgir admiradores das estampas por toda a Europa, apesar de terem sido mais apreciadas em França e Inglaterra. Mas não eram só as estampas que fascinavam os ocidentais, todos os costumes e tradições japoneses suscitavam o interesse nos Europeus. Estas influencias japonesas levaram muitos a realizar bailes de máscaras onde o principal objectivo era vestiram-se com indumentárias de influencia japonesa, sendo o mais popular o kimono.
A arte japonesa também influenciou a arte europeia, nomeadamente Van Gogh, Manet, Tissot e Monet, que eram grandes admiradores das estampas, sendo visíveis e claras influencias destas nas suas obras.

http://www.monet-on-canvas.com/images/la_japonaise_monet_16.jpg
La japonaise, Monet


As estampas também influenciaram um outro tipo de arte japonesa, um tipo de arte mais contemporâneo, a manga. São evidentes as muitas características que são partilhadas por estes dois tipos de arte e há mesmo quem defenda que as estampas são antepassadas da manga.

Caso haja alguém interessado em adquirir estampas japonesas pode ir ao site FujiArtes...

0 comentários:

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting