Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

Okuribito – A Partida

‘Okuribito’ é a palavra-chave deste filme nipónico! E o ideal é sabermos já o seu significado; Okuri = levar e Bito = pessoa. Assim, Okuribito é uma pessoa que leva outra para algum lugar.

Neste caso o Okuribito é o jovem Daigo (Masahiro Motoki). Ele prepara os mortos para a sua última e mais sagaz jornada.

Como é ele chegou esta profissão?


Foi demitido de uma Orquestra Sinfônica. Porém como ainda acreditava no seu potencial individual, sem nunca desvalorizar o grupo, comprou um caríssimo violoncelo e tentou salvar a Orquestra. Sendo todo o seu esforço e amor à sua arte em vão.

Nos entre tantos inicia-se a saga familiar deste filme. Ele não é capaz de revelar à sua mulher que havia sido despedido e que ainda por cima acumulara uma divida tremenda. A situação descontrola-se e este é obrigado a vender o seu novo violoncelo e mudar-se para o interior, para uma casa que a sua sogra havia deixado em herança.
Com esta viragem de rotinas, Daigo não encontra emprego como músico, e como recurso encontra serviço como preparador de defuntos numa funerária. Sendo que neste filme, essa preparação é encarada como um ritual de grande força espírita e emanando uma profunda tradição, contemplação e respeito.

Esta mudança revela-nos mais do íntimo particular do protagonista, onde velhos fantasmas são reencarnados. Ao lidar de perto com a morte e a partida de pessoas queridas por alguém, Daigo desperta a sua verdadeira vida, soltando e criando emocionantes solos.

E assim Daigo descobre o seu estado de graça. A sua solução para encarar a vida, sempre pensando na Partida poética.
Eu podia falar à vontade 2h para vos convencer a ver o filme..
Mas nem vale a pena. Se lhe derem um oportunidade, o filme fala por si. E esta capacidade nem todos os realizadores têm.. Recomendo!




[Este filme foi galardoado com o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2009]

0 comentários:

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting