Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

A História do Japão: Feudalismo e Unificação (Parte 2)

Feudalismo...

Com a acumulação de grandes extensões de terra foi possível ocorrer a ascensão dos administradores locais, os Daymio(1). Enquanto que as suas terras eram removidas da lista de impostos, a renda desta classe social aumentava. Gradualmente, estes administradores começaram a repelir a interferência dos funcionários provinciais e centrais, assim criaram forças próprias para manter a ordem nas suas áreas, podendo dizer que, assim, o século X foi uma completa desordem.

Os aristocratas de Kyoto(2) não tinham qualquer poder para cumprir ordens fora da capital, já que o os antigos exércitos degeneraram e os novos tinham-se tornado uma espécie de asilo(3), onde os nobres bem relacionados ocupavam sinecuras(4).

Em alguns lugares, o próprio povo armava-se para se proteger, já que os “oficiais de pacificação” designados pelo poder central pouco podiam fazer, pois estes não contavam com o apoio local.

Assim, acelerou-se a fragmentação do poder e em 1156 houve um disputa sucessória que trouxe os guerreiros rurais para a capital e assim se estabeleceram.
Os grandes grupos de guerreiros eram chefiados por famílias que se consideravam de ascendência imperial.

Tinham a prática de enviar os filhos mais novos do imperador para o campo, quando estes não tinham lugar na corte. Por determinação dos códigos, deviam mudar de nome após 6 gerações.

No século X, os guerreiros afiliaram-se a dois grandes grupos, liderados pelas famílias Minamoto e Taira, que diziam-se de imperiais.
A guerra gerou-se em 1156 e 1159. A primeira guerra, durante a era Hogen, foi provocada por uma disputada de sucessor, após a morte do imperador Toba, tentando levar o seu quarto filho, Goshirakawa, ao trono em vez de permitir que fosse o seu filho mais velho, Konoe, o sucessor do trono.
Com a vitória do partido Goshirakawa, os líderes da oposição foram executados.
Goshirakawa reinou até 1158, quando se retirou, começando a 2ª Guerra.


Unificação...
No século XVI, ainda estava pendurada a desordem e a desfragmentação no Japão, que chegou a ter 2 cortes imperiais entre 1335 a 1392. Porém, no final do mesmo século, alcançaram a substancial unificação. Isto ocorreu devido à obra de 3 grandes generais: Oda Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi e Tokigawa Ieyasu. Homens de grande capacidade militar que criaram uma base estável para o exército da administração Tokugawa, que durou até 1867.
Figura 1- Tokigawa Ieyasu


Do século XVII ao século XIX, o Japão permaneceu isolado do resto do mundo. Este passava por uma política de isolamento chamada Sakoku(País Fechado) e foi durante este tempo que o clã Tokugawa governou o Japão.
Devido a este isolamento, o Japão não conseguiu industrializar-se com o resto do mundo e assim permaneceu na sociedade feudal do regime Xogunato(5). Neste período, a capital que hoje é Tóquio, chamava-se Edo, proveniente do Período Edo(6)


Notas:

(1) Senhores feudais mais poderosos compreendido entre os séculos XII e XIX. Literalmente, em japonês, o termo significa “grande nome”

(2) Kyoto ou Quioto pode referir-se a uma província ou cidade no Japão. A um livro ou até mesmo a uma personagem de um anime. Neste caso, conforme o contexto, refere-se a uma província ou cidade.

(3) Estabelecimento de caridade para albergue de necessitados, recolher e educar crianças pobres. No contexto, deverá quer dizer que o exército tornou-se menos violento e mais caridoso

(4) Do latim sine – sem e cura – “cuidado”, é um emprego remunerado de pouco ou nenhum trabalho

(5) Ditadura militar feudal estabelecida no Japão em 1603 por Tokugawa leyasu e governada pelos xoguns da família Tokugawa até 1868

(6) É um período que vai desde 1603 a 1867. Caracteriza o governo Tokugawa.

0 comentários:

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting