Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

O Japão Actual: A Educação (Parte 1)

Ao longo das últimas 4 semanas tenho vindo a falar da história do Japão. Agora, para percebermos melhor este país, esta rubrica irá falar do Japão Actual. Conterá a Educação, a Alimentação, os Festivais, o Chá e finalmente a Etiqueta Japonesa. Espero que gostem e vamos começar.

Hoje, o post falará da Educação e para percebemos porque é que a educação no Japão é o que é hoje, regressaremos uns anos atrás, voltaremos à Era Meiji.

Na Era Meiji...

Como sabes, a Japão só começou a ocidentalizar-se na Era Meiji (1868-1912). Antes disto, as escolas eram, na maioria, para os ricos e não regulamentadas pelo governo.

No inicio da Era Meiji, o governo Meiji impôs imediatamente um novo sistema educacional baseado nos moldes franceses, alemães e americanos.

A escola primária, média e universidades foram, apenas, estabelecidas em 1872. Neste mesmo ano as autoridades tornaram obrigatória 4 anos de estudo da escola elementar para todos os rapazes e raparigas no país, porém as matrículas não ultrapassavam os 25%-50% na primeira década deste sistema.

Em 1899, o governou apelou a todas as províncias que pelo menos tivessem uma escola média paras as raparigas

Em 1905, 98% dos rapazes e 93% das raparigas durante a idade escolar já se encontravam matriculados e 10% da população já era formada no 1º cicla e continuava os estudos para o 2º e 3º Ciclo, porém só uma pequena minoria chegava ao secundário.

O sistema educacional Meiji tornou-se rapidamente centralizado pelo estado. Este tinha um currículo de carácter moralista e promovia ideais confucionistas de fidelidade ao estados, piedade filial, obediência e amizade.

Em 1907, o Ministério da Educação estendeu o período de ensino primário para os 6 anos e adaptou o currículo para enfatizar a importância do imperador e o nacionalismo.



Após a 2ª Guerra Mundial...

As forças de ocupação americanas obrigaram as autoridades japonesas alterar os livros que promoviam o nacionalismo, a lealdade ao imperador e a propaganda de guerra para promover os ensinamentos de paz e democracia.

Em 1947, foram adicionados mais 3 anos ao ensino obrigatório e assim os japoneses teriam que frequentar a escola até aos 15 anos (que coincidia com fim da frequentação da escola média). Hoje, esta regra permanece inalterada.

Foram criadas mais universidades e as mulheres passaram a ter acesso às universidades públicas e privadas.

Actualmente...


Actualmente e como já foi referido o sistema educacional japonês foi estabelecido pelos americanos após as 2ª Guerra Mundial.

O sistema consiste em:
- 6 anos da escola elementar(Shōgakkō):
- 3 anos de colégio (kouko), o como foi referido antes escola/ensino média;
- 2 anos de ensino técnino superior (kareji – do inglês “college”) ou 4 anos de universidade;

O ensino é obrigatório até aos 15 anos, porém 90% das pessoas completam o ensino médio – o colégio – e 40% formam-se no técnico superior ou na universidade.
Nas Universidades, o número de rapazes em relação às raparigas é maior, porém, no técnico superior há mais raparigas do que rapazes.




Sistema Escolar...


Nos dias de semana, as aulas começam às 8.30 da manhã e acabam às 3.50 da tarde.

Na primária, as aulas são de 45 minutos com 10 minutos de intervalo entre elas.

A partir do colégio, as aulas são de 50 minutos.

Os alunos vão às escola aos sábados 2 vezes por semanas, das 8.30 ao 12.30.

Há 35 semanas de aulas por ano.

Tem 9 matérias no ensino básico japonês sendo elas Língua Japonesa, Estudos Sociais, Matemática, Ciências, Estudos Ambientais, Música, Arte e Artesanato, Conhecimentos Domésticos e finalmente Educação Física.




Sistema de Exames...

Ao mudar de instituição escolar, os alunos têm de fazer exames para entrar nos colégios, universidades, etc. No caso das escolas públicas e das universidades, os alunos têm de fazer exame de admissão.
Os juken, exames de admissão das universidades, são muito difíceis e são popularmente chamados de shiken jigoku ( inferno dos exames). Os alunos que reprovam nos exames são chamados de rõnin(1).

Existe escolas preparatórias chamas youbikou, que têm como objectivo preparar tais alunos para os exames de admissão.
Algumas escolas particulares já oferecem ensino do jardim de infância até à universidade.

Neste caso os alunos terão apenas que fazer um único exame de admissão quando entrarem na escola. Isto chama-se “Sistema Elevador” que significa que uma vez que o aluno entre na instituição, ele estará automaticamente apto para o próximo ano até se graduar na universidade.



Em Resumo:
- Escola obrigatória até aos 15 anos
- O ano lectivo começa em Abril e acaba nos finais de Fevereiro inicio de Março
- As Férias dos Japoneses estão organizadas da seguinte maneira:


- Férias de Primavera começam em Março
- Férias de Verão começam na metade de Julho até finais de Agosto
- Férias de Ano Novo começam nos finais de Dezembro e acabam a inícios de Janeiro




(1) termo antigamente usado para designar um samurai sem mestre

0 comentários:

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting