Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

O Japão Actual: Etiqueta Japonesa - Básicos e Indispensáveis & Modos à Mesa - ( Parte 4)

Para uma boa estadia no Japão é importante que siga algumas regras, chamamos-lhes de Etiqueta Japonesa.

A Etiqueta Japonesa divide-se em:
- Básico e Indispensável
- Modos à Mesa
- Cartões de Visita
- No Banho
- Modos Tradicionais
Hoje falarei apenas do “Básico e Indispensáveis” e “Modos à Mesa”

Comecemos pelos Básico e Indispensáveis



Básicos e Indispensáveis


1 - Quando entra numa casa, nunca, mas nunca, entre calçado. Esta é uma das poucas regras que eles não toleram que seja violada mesmo que sejas um estrangeiro. Esta regra também se aplica para alguns estabelecimentos como por exemplo a escola e os ryokans ( hotéis e pousadas de estilo tradicional.
Nestes locais há, normalmente, chinelos disponíveis à entrada. Quando existir chinelos diferentes na entrada de banheiros (spas, etc) use-os em vez de usar aqueles que usa no resto da casa.

2 – Quando for convidado para ir a uma casa (de uma família japonesa), traga uma lembrança ou um omiyage (presente que geralmente é comida). Quando vem directamente de um país ou de uma região é preferível que traga algumas especialidades culinárias típicas desse país/região.

3 – Ao entrar na casa diga o-jama shimasu (que significa “com licença” ou “desculpe incomodar”

4 – Alguns estabelecimentos como lojas, cafés, etc, fornecem sacos de plásticos para os guarda-chuvas, nos dias chuvosos.  Nunca e certifique-se que não entra com o guarda-chuva molhado ou que esteja a pingar. Caso entre no estabelecimento com os tais sacos de plásticos, use um.

5 – Evite assoar-se em frente às outras pessoas e nunca use lenços de tecido para tal acto.  Para isto os japoneses usam apenas lenços de papel. No Japão e nos outros países asiáticos, é considerado falta de educação ( rude e anti-higiénico) assoar-se à frente dos outros e também guardá-lo no bolso (se estiver na rua e deitá-lo para o chão pode ganhar uma multa). Apesar dos japoneses saberem deste hábito ocidental, fá-los sentir desconfortáveis.


6 – Não como em pé ou mesmo a andar pela rua. Mesmo que esteja dentro de casa, deve-sentar-se para comer. As únicas excepções são quando come em quiosques ou come gelados na rua. Este é um dos mais difíceis hábitos para os não-japonesas adaptarem-se.

7 – Não aponte os dedos, pé ou hashis (palitos de comer) para pessoas. Se tiver que indicar um objecto ou uma direcção a alguém, movimente os dedos com a palma da mão para baixo ou então use a mão com os dedos juntos e o polegar dobrado sobre a palma da mão.

8 – Evite expressar a sua opinião de forma clara ou directa. Os japoneses têm aquilo que chamam de honnetatemae (opinião pública). Eles irão expressar, quase sempre, por último, na maioria das situações, afim de não incomodar a harmonia do grupo. Trata-se de uma regra flexível  e consiste na concordância com as pessoas ao seu redor quando possível. É por esta razão que os japonesas são maus pata debater assuntos sérios em público (incluído os mass média [ para quem não sabe  os mass média são a televisão, a imprensa, a rádios, entre outros]). Dá-se o nome de honne quando diz, para os seus amigos ou familiares, aquilo que pensa verdadeiramente.

9 – Evite interromper as pessoas enquanto falam ou pensam numa resposta, porém, os japoneses não se incomodam com curtos períodos de silêncio no meio de uma conversa ou discussão.

10 – Evite fixar uma pessoas, inclusive em homens e especialmente em raparigas sentadas à sua frente no metro ou no comboio.

11 – Não fale ao telemóvel em comboios ou metros, a não ser que seja permitido, porém, pode usar SMS ou e-mails.

12 – Os Japoneses presenteiam com dinheiro nas várias ocasiões especiais [já faladas anteriormente] e a regra diz que devem sempre usar um envelope adequado para tal acto, porém apenas metade dos japoneses realmente dão-se ao trabalho de providenciar envelopes. Geralmente os homens não ligam a isto excepto em ocasiões formais como casamentos e funerais. A quantidade de dinheiro e de envelopes deve ser sempre um número ímpar, pois há pessoas supersticiosas que acreditam que o casal pode se separar quando o número pode ser dividido por 2.




Modos à Mesa







1 – Não use os hashis verticalmente numa tigela de arroz, pois isso é unicamente usado nas cerimónias fúnebres budistas.

2 – Não passe comida para outra pessoa com os seus hashis(palitos para comer), pela mesma razão anterior.

3 -  Num nomikai (happy hour com colegas de trabalho ou amigos num bar) deve encher (ou re-encher) os copos das pessoas ao seu redor e elas a mesma coisa. Se quiser encher o seu copo comece por servir os outros e por último você mesmo. Se não quiser beber mais, não esvazie o seu copo.

4 -  É educado dizer itadakimasu antes de comer ou beber  e após comer/beber antes de ir embora deve dizer gochisou sama deshita ao anfitrião ou aos funcionários do restaurante.

5 – Ao contrário da etiqueta ocidental, sopas e macarrão podem e devem ser chupados das tigelas, aliás, os pratos e as tigelas devem ser trazidos à boca, em vez de deixar a cabeça “pendurada” sobre os pratos e tigelas na mesa.

1 comentários:

Isa disse...

Muito bom adorei ;)

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting