Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:
Significado dos Nomes da Série

Akamaru
- Aka significa “vermelho”, e maru é um sufixo típico de nomes masculinos. O nome tem relação com a cor que o pêlo do cachorro adquire após ingerir uma pílula especial.

Aburame Shino - Abura significa “óleo”, e o apelido completo pode significar “mulher de óleo”. Também existe um peixe com esse nome. Shino foi provavelmente usado para ter o mesmo significado do kanji de shinobi.

Akimichi Chouji - Akimichi significa “caminho de outono”. Chou é a palavra japonesa para “borboleta”, e ji significa “criança”, ou “amor”. Assim como Ino e Shikamaru, o nome de Chouji tem como objetivo completar o trio Ino-Shika-Chou (um combo do jogo de cartas Hanafuda).

Gaara - Gaara pode ser interpretado como “aquele que se ama a si mesmo”, sendo que o sufixo ra é comumente usado nas terminações dos nomes de demónios mitológicos. Outra tradução deste nome seria “morte” ou “amante da morte”. A sua alcunha, Sabaku, traduz-se por “deserto”; assim, Sabaku no Gaara pode ser traduzido como “A Morte do Deserto”.
Um traço de personalidade que é bem distinto no Gaara na primeira fase da série é o seu egoísmo e egocentrismo doentio, simbolizados pelo kanji “Amor” tatuado na testa.

Haku - Haku significa “branco” – uma óbvia comparação à neve da vila natal do ninja, e também à pureza do seu coração.

Haruno Sakura - Haru significa “primavera”; a variação Haruno pode ser interpretada como “campo primaveril”. E Sakura é muito comum para baptizar meninas japonesas, já que é o nome da flor de cerejeira. Para combinar com o nome, Sakura tem o cabelo rosa e os olhos verdes e veste-se em tons igualmente “florais”.

Hatake Kakashi - O apelido Hatake significa “campo seco”, e o nome Kakashi significa “espantalho”. Ocasionalmente, Kishimoto faz com que espantalhos apareçam nas cenas em que Kakashi participa, e Naruto usava um boneco-espantalho do sensei enquanto treinava para a segunda fase do Chuunin Shiken.

Hyuuga Hinata - Hyuuga significa “em direção ao sol/voltado para o sol”. Hinata é “um lugar ensolarado”. A maioria dos nomes dos membros deste clã fazem alguma relação à luz, ao sol – um paradoxo com a natureza negra dos conflitos internos da família. O significado do nome da irmã mais nova de Hinata, Hanabi, é “fogos de artifício”. Em oposição ao seu nome, Hinata é tímida, fechada e introvertida.

Hyuuga Neji - Neji é o nome japonês para “parafuso” – diferente da maioria dos nomes próprios desse clã, que tendem a ser relacionados com sol ou a luz. Alguns dos golpes dele relacionam-se bastante com parafusos até.

Inuzuka Kiba - Inu é a palavra japonesa para “cachorro/cão”, e zuka significa “pequena colina”. Os apelidos japoneses costumam terminar com o sufixo zuka, então, a intenção de Kishimoto foi fazer apenas um clã cujo nome estivesse diretamente relacionado a cães, mesmo que a palavra seja irregular. O nome Kiba significa “garra”, numa relação mais óbvia com a família. Para completar, Kiba tem um par de tatuagens faciais que lembram presas, e os seus caninos e unhas são bastante grandes.

Jiraya - Jiraya significa “jovem trovão”, e é o nome do herói de um conto japonês muito famoso (herói este, casado com uma personagem chamada Tsunade). Antes de morrer, Jiraya imagina como seria o final de sua própria história, que ele intitula “O Conto do Galante Jiraya”, em clara referência à história que deu origem ao seu nome .

Kankurou - Kankurou foi um famoso jogador de Kabuki. Kurou significa “corvo”.

Maito Gai - Do inglês “Might Guy”, assim como Rock Lee, Gai exibe um estilo de luta com o actor chinês Bruce Lee, e o seu corte de cabelo também foi criado para lembrar o estilo chinês.

Momochi Zabuza - Esse nome precisa ser analisado por partes: momo é “pêssego” ou “pessegueiro”, chi é “terra”; o primeiro za do nome próprio é “novamente”, o bu é “nunca” e o segundo za é “matar”.

Nara Shikamaru - Nara é o nome de um parque japonês que é famoso por ter veados a passear livremente. Shika significa “veado”, e maru é o sufixo japonês típico de nomes masculinos. Essa combinação é uma referência ao facto do clã Nara criar veados, e também completa o trio Ino-Shika-Chou, “Javali-Veado-Borboleta” (uma combinação do jogo de cartas Hanafuda).

Orochimaru - Orochi (“cobra/serpente”) é uma cobra de oito cabeças das lendas japonesas; Orochimaru é uma personagem do Jiraiya Goketsu Monogatari (O Conto do Galante Jiraya), sendo discípulo do protagonista, que acaba por ser corrompido pela magia das cobras. A espada que o ninja invoca, Kusanagi, provém da mesma lenda, onde o monstro Orochi é derrotado pelo deus das tempestades, Susanoo.

Rock Lee - Rock é “pedra” em inglês, e Lee é uma clara referência ao actor chinês Bruce Lee. O cabelo cortado direito e o estilo de luta foram criados para serem facilmente relacionados com a China.

Sai - Este nome tem uma imensa quantidade de significados: uma arma, “extremo”, “génio”, “implante”, “empréstimo”, “filho”, “umbigo”, “esmagar”, “companheiro” e “rinoceronte”. Uma grande parte dos significados têm alguma relação com o rapaz... ele faz parte de uma divisão extremista da ANBU, é um gênio mesmo sendo tão jovem, foi “implantado” na Team 7, é um “empréstimo” da ANBU Root, os ninjas da Root são considerados armas, é “filho” do treino pesado de Danzo...

Sarutobi Asuma - Sarutobi significa “macaco voador” (é também é uma referência ao ninja lendário, Sarutobi Sasuke). Asuma é um nome japonês comum, sem nenhum significado específico.

Temari - Temari é um tradicional jogo com bola japonês, mas também pode ser um nome comum, sem nenhum significado específico.

TenTen - Tanto em hiragana quanto em katagana, o nome indica valores distintos para os fonemas – ou seja, o nome foi escolhido pelo som que produz ao ser pronunciado. Também é um nome comum dado aos pandas na China. Assim como o resto da Team Gai, TenTen tem um estilo influenciado pela cultura chinesa – especialmente nos Oangos.

Tsunade - Tsunade significa “corda” e era o nome da esposa do herói Jiraya no Jiraiya Goketsu Monogatari. Tsunade comenta, antes de Jiraya morrer, que iria aceitá-lo se ele voltasse vivo da sua infiltração em Amegakure...

Uchiha Itachi - Uchiha é uma variação de uchiwa, que significa “leque”. É por essa razão que o Kamon do clã tem o formato de um leque vermelho com um cabo branco.Itachi significa “doninha”. Uma superstição japonesa afirma que as doninhas trazem a má sorte – por isso, baptizar alguém com esse nome supostamente trará mau agouro.

Uchiha Sasuke - Sasuke é uma referência a um ninja lendário no folclore japonês, Sarutobi Sasuke (sendo que Sarutobi é o nome do Sandaime Hokage). Dessa forma, o autor quis deixar implícito que Sasuke era um prodígio – e o ninja é frequentemente classificado como génio ao longo da série.

Uzumaki Naruto - O apelido, Uzumaki, significa “espiral” ou “remoinho”. Já o nome, Naruto, faz referência a um tipo de bolo de peixe feito a vapor, que tem o formato de uma espiral, chamado narutomaki. Este aperitivo é servido com ramen, que é a comida favorita do mesmo.
Além disso, existe uma cidade japonesa, na província de Tokushima, que também tem o nome Naruto. Esta cidade foi fundada a 15 de Março de 1947 e é muito famosa por causa dos Remoinhos Naruto, uma famosa atração turística. É também nessa cidade onde fica a ponte Ohnaruto, que liga as cidades de Kobe e Naruto, atravessando o Estreito Naruto (onde ficam os Redemoinhos Naruto) (Tanto Naruto xD). Graças aos seus 876 metros de comprimento, esta ponte ganhou o título da 25ª maior ponte do mundo. Ao longo da série, podem-se ver inúmeras referências a espirais e remoinhos: o emblema nas costas e no ombro do casaco do nosso protagonista, é uma espiral; os coletes dos Chuunins e dos Jounins também possuem uma espiral vermelha nas costas; o símbolo do selo da Kyuubi no umbigo do Naruto é uma espiral; o ramen sempre possui algumas rodelas de narutomaki; etc...

Yamanaka Ino - Yamanaka significa “entre as montanhas”, e Ino significa “javali”. É daí que vem o insulto por parte da Sakura ao chamar-lhe porca.

Yamato - O capitão substituto da Team 7 recebeu esse nome da 5ª Hokage; é um dos antigos nomes do Japão. Na verdade, o nome verdadeiro dele é Tenzou .

Yuuhi Kurenai - Yuuhi traduz-se como “sol poente”, e Kurenai é “carmim”. Esses nomes são bem representados pelas roupas vermelhas da Jounin, bem como pela cor dos seus olhos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uns do melhores posts ja visto , façam mais assim por favor a respeito de naruto.

caike disse...

obg

Anónimo disse...

adoro o teu blog. este poste esplicou grande parte da serie.

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting