As 5 Grandes Naturezas
São as variedades de natureza do chakra no qual os ninjutsus são fundamentados.
Elas são: Katon (Fogo), Fuuton (Ar), Raiton (Trovão), Doton (Terra) e finalmente Suiton (Água). Como podes ver, são simplesmente os elementos fundamentais da Terra.
As cinco naturezas estão interrelacionadas em termos de superioridade e inferioridade, sendo o que o elemento à frente de outro é inferior ao de trás e o da frente é superior ao seguinte elemento. Por exemplo, Suiton é superior a Katon que por sua vez é superior a Fuuton. Se virmos ao contrário: Fuuton é inferior a Katon que por sua vez é inferior a Suiton.
O acto de "incluir" coisas como fogo ou vento, num ninjutsu, para aumentar a sua eficiência é chamado de Alteração da Natureza de Chackra. Cada ninja consegue dominar facilmente uma natureza. Porém, também existe ninjas que consigam dominar mais do que duas, sendo mais comum entre os Jounin.
Cada natureza tem as suas características.
Katon - Chakra de altas temperaturas queimando tudo o que toca. Como efeito adicional, pode deixar o alvo em chamas. É superior a Fuuton e inferior a Suiton.
Fuuton - Chakra extremamente cortante. Consegue decapitar, cortar e/ou dividir qualquer coisa. É usado com ferramentas ninjas especiais ou em jutsus. Tem melhor habilidade ofensiva em curto e médio alcance. Superior a Raiton e inferior a Doton.
Raiton - Um chakra fácil de difundir-se. É compatível com jutsus de médio e longo alcance. Ao difundir-se numa arma metálica, este aumenta a sua eficácia de ferir e também pode electrocutar. Superior a Doton e inferior a Fuuton.
Doton - É a natureza que altera a solidez e composição dos objectos, etc. Quando se domina esta natureza, é possível dar a jutsus e objectos a resistência de aço e a flexibilidade de argila. É superior a Suiton e inferior a Raiton.
Suiton - É uma natureza de boa compatibilidade com várias alterações de forma. Pode criar névoas par se esconder ou grandes ondas para confinamento. É muito eficiente para suporte. É superior a Katon e inferior a Doton.
Decisão
É a etapa onde se sabe qual é o seu elemento da natureza. O ninja pega num papel sensível ao chakra e este modifica-se conforme o tipo de natureza que o ninja tem.
Se possuir a natureza do vento, o papel será cortado ao meio.
Se possuir a natureza do fogo, o papel queimará.
Se possuir a natureza da água, o papel ficará molhado.
Se possuir a natureza da terra, o papel transformar-se à em pó.
Se possuir a natureza do trovão, o papel ficará amachucado.
Método de Treinamento
O método de treinamento, como o nome indica, é um treinamento para dominar o elemento. Para aprender a alterar a natureza, o ninja deve-se submeter a um treinamento específico (cada natureza tem o seu treinamento). No caso da Natureza do Vento (que iremos analisar em seguida) as etapas são: Reforçar a Natureza do Chakra (Alteração da Natureza), Aumento do volume da Alteração e por fim, Adicionar ao Jutsu.
Normalmente, demora vários anos ao completar este treinamento
Então, vamos lá analisar um treinamento. Irei pegar no treinamento do Naruto.
1ª Etapa - Reforçar a Alteração da Natureza.
O ninja concentra, desta vez, o chakra de vento numa folha até que esta se corte ao meio.
2ª Etapa - Aumento Instantâneo do Volume da Alteração
Para que o ninja consiga aumentar a quantidade de chakra que pode libertar, este (o ninja) deve interromper o fluxo da água numa cachoeira.
3ª Etapa - Incluir a Alteração da Natureza no Jutsu
Pode parecer simples, mas não é. É a 3ª e última etapa, com o maior grau de dificuldade! O ninja tem de juntar ao jutsu a sua natureza.
0 comentários:
Enviar um comentário