Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

Lámen

O lámen (ou ramen, em japonês) é basicamente macarrão servido com um caldo quente e acompanhado por diversos ingredientes, como carne de porco, legumes etc.
Esse prato, de origem chinesa, foi integrado na culinária japonesa e conta com várias variações por diversas regiões do arquipélago japonês.

No inicio da Era Meiji, a abertura dos portos e intensificação da importação propiciaram o aparecimento de um bairro chinês de nome Chuukagai, na cidade portuária de Yokohama, em 1872. Nesse bairro concentravam-se diversos restaurantes chineses, que foram os responsáveis pela difusão do lámen no Japão, que na altura tinha o nome china soba. Após um tratado entre a China e o Japão em 1899 que deu maior liberdade aos cidadãos de ambos os países, muitos chineses começaram a comercializar o china soba (lámen) em pequenas barracas.

Depois da Segunda Guerra Mundial, vários japoneses que se encontravam na China retornaram ao Japão e começaram a difundir a culinária chinesa, através de restaurantes e como vendedores ambulantes. O lámen, alimento prático, barato e muito saboroso, foi rapidamente aceite devido à difícil situação do país.

Nos dias que correm, conseguimos encontrar Lámen instantâneo em vários lugares, devido à criação do mesmo por parte da Nissin Alimentos, em 1958, apelidado de Nissin Chicken Ramen. Esta foi considerada a maior invenção japonesa do século XX e a industrialização viabilizou a sua preparação para qualquer pessoa, em apenas 3 minutos.

No Brasil, o macarrão instantâneo da Nissim chegou em 1965, produzido e vendido em São Paulo, utilizando a marca Miojo. No início da década de 70, outro lançamento da Nissin marcou época: o cup noodles (macarrão instantâneo em copo), preparado dentro da própria embalagem, apenas com a adição de água quente. Por ser muito apreciado e consumido pelos japoneses, o lámen ganhou até mesmo um museu: o Shin Yokohama Ramen Hakubutsukan, aberto ao público em 1994.

0 comentários:

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting