Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

Samurais

Samurai
 Os samurais eram como soldados da aristocracia do Japão entre 1100 e 1867. Com a restauração Meiji a sua era, já em declínio, chegou ao fim. Suas principais características eram a grande disciplina, lealdade e sua grande habilidade com a katana.

Resumo da Historia dos Samurais

Os Samurais existiram por quase 8 séculos (século VIII ao XV), ocupando a classe social mais elevada enquanto existiu o governo militar denominado Shogunato. Os samurais eram pessoas treinadas desde pequenas para seguir o Bushido, o caminho do guerreiro.
O samurai era uma pessoa muito orgulhosa, tanto que se seu nome fosse desonrado ele executaria o seppuku, pois em seu código de ética era preferível morrer com honra a viver sem a mesma.
Seppuku, suicídio honrado de um samurai em que usa uma Tanto (faca). Basicamente, consistem em enfiar a faca no estômago e puxar para cima cortando tudo o que tem por dentro. Uma morte penosa e orgulhosa.
Inicialmente, os samurais eram apenas colectores de impostos e servidores civis do império. Era preciso homens fortes e qualificados para estabelecer a ordem e muitas vezes ir contra a vontade dos camponeses. Posteriormente, por volta do século X, foi oficializado o termo "samurai", e este ganhou uma série de novas funções, como a militar. Nessa época, qualquer cidadão podia tornar-se um samurai, bastando para isso adestrar-se no Kobudo (artes marciais samurais), manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente a fim de ser contratado por um senhor feudal. Assim foi até o Xogunato dos Tokugawa, iniciado em 1603, quando a classe dos samurais passou a ser uma classe social. Assim, o título de "samurai" começou a ser passado de pai para filho.
O samurai mais famoso de todos os tempos foi Miyamoto Musashi, um guerreiro que veio do campo, participou na batalha de Sekigahara e iniciou um longo caminho de aperfeiçoamento. Ele derrotou os Yoshioka em Edo (que actualmente se chama Tokyo) e venceu o grande Sasaki Kojiro, outro grande samurai.
Pelo fim da Era Tokugawa, os samurais eram burocratas aristocráticos ao serviço dos daimyo, com as suas espadas servindo para fins cerimoniais. Com as reformas da Era Meiji, no final do século XIX, a classe dos samurais foi abolida e foi estabelecido um exército nacional ao estilo ocidental. O rígido código samurai, chamado bushido, ainda sobrevive, no entanto, na actual sociedade japonesa, tal como muitos outros aspectos do seu modo de vida.Os Samurais, como classe social, deixaram de existir em 1868, com a restauração Meiji, quando o imperador retomou o poder do país.Seu legado continua até nossos dias, influenciando não apenas a sociedade japonesa, mas também o ocidente.

 Armadura

Uma armadura típica dos samurais era composta por diversos detalhes importantes, sofrendo mudanças de acordo com o período histórico, o clã e a classe do samurai. As usadas para batalhas a cavalos, chegavam a pesar até quarenta quilos. As armaduras eram constituídas por:
Armadura Samurai
  • Suneate: Duas lâminas verticais presas na canela por juntas ou correntes.
  • Haidate: Protector de coxas, com a parte inferior sobreposta de lâminas de metal ou couro.
  • Yugate: Luvas feitas de couro.
  • Kotê: São as mangas que protegiam os antebraços e punhos, poderiam ser feitas de diversos materiais, como tecido, couro ou lâminas de metal.
  • Dô: Protector para o abdómen.
  • Kusazuri: Um tipo de saia feita de lâminas de metal presas a um cinto de couro e amarradas no Dô, servia para proteger o quadril e as coxas.
  • Uwa-obi: Cinto feito de linho e algodão que amarrava o Dô.
  • Sode: Protector de ombros feito de lâminas de metal.
  • Hoate: Máscara que variavam muito de modelo, conforme o período.
  • Kabuto: Capacete, que também variavam muito de modelo, conforme o período. Simbolizavam o poder e classe social do samurai.
  • Horo: Capa, feita de seda utilizada como aparador de flechas, também levava consigo o desenho do clã o qual o samurai participava.
Artes marciais dos Samurais

Através das artes marciais, era fortalecida tanto a sua técnica quanto o seu espírito. Mais do que acertar num alvo com sua flecha ou cortar algo com sua espada, um samurai sempre visava refinar seu espírito, com a autodisciplina e o autocontrole, para assim estar sempre preparado para as situações mais adversas possíveis.
Tal preocupação com o espírito que ajudou as artes Samurai a se salvar de sua extinção na Restauração Meiji (época em que os samurais viraram burocratas a serviço do governo). O Kobudo, como são conhecidos os estilos de combate criados pelos samurais ainda é praticado até nossos dias. O Kobudo envolve uma grande gama de armas diferente e técnicas, como o Kenjutsu (arte de combater com espadas), Iaijutsu (arte de desembainhar a espada em combate), Naginatajutsu (luta com alabarda), Sojutsu ou Yarijutsu (arte da lança), Jojutsu e Bojutsu (arte do bastão) e Jiujitsu (luta desarmada).
A maioria destas artes marciais teve versões actualizadas (Gendai Budo) no século XX, como o Kendo, Iaido, Jodo e Judo por exemplo. Tanto o Kobudo como o Gendai Budo são praticados hoje em dia, muitas vezes se complementando.

 
Curiosidades:

  • o samurai que morresse em batalha nunca, mas nunca poderia largar a sua espada.
  • Bushido, o antigo código samurai, ainda prevalece entre nós na arte marcial, Ninjutsu. Sendo o nome, também, da melhor e maior associação de Ninjutsu.
  • Com a honra devida, criou-se um dia em memoria dos samurias. O dia do Samurai, no dia 24 de Abril.
 
Mini-Glossario:

Aristocracia é, literalmente, é uma forma de governo na qual o poder político é dominado por um grupo elitista. Normalmente, as pessoas desse grupo são da classe dominante, como grandes proprietários de terra, militares, sacerdotes, etc.

Daimyo é um termo genérico que se refere a um poderoso senhor territorial no Japão pré-moderno, que governava a maior parte do país a partir de suas imensas propriedades de terra hereditárias. No termo, "dai" () literalmente significa "grande" e "myō" vem de myōden (名田), que significa "terra particular".,

1 comentários:

Paulinha disse...

Olá, tudo bem?
Boas informações sobre os samurais!
Eu li o livro dos cinco aneis de Musashi, é bem legal. Recomendo.
Até!
XD

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting