Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

Taekwondo

Luta de Taekwondo

Taekwondo, também chamado tae kwon do, taekwon-do ou TKD, é um desporto de combate mas antes é uma arte marcial. Hoje em dia, é também um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", ou seja, estriou-se nos jogos olímpicos, quando foi um desporto de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.

Origem do nome

Em sentido literal, taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "arte de usar os pés e mãos na luta através da mente". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo carácter por carácter:

"Tae" (em Hangul: ; em Hanja: ; lit.: pé)
"Kwon" (em Hangul: ; em Hanja: ; lit.: mão)
"Do" (em Hangul: ; em Hanja: ; lit.: caminho)

Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente é um desporto onde se aplica muita força de explosão nos pontapés. Muitos praticantes de taekwondo são contra o taekwondo como um desporto de combate/olimpico, visto que taekwondo como o nome indica, é uma luta através da mente, sendo essa luta contra nós próprios, ou seja, taekwondo é uma arte marcial criada para encontrar o equilíbrio mental, espiritual e físico.

Regras

O Juramento do Taekwondo:

Obedecer as regras do Taekwondo
Respeitar mestres e meus superiores
Nunca fazer mal uso do Taekwondo
Ser campeão da liberdade e justiça
Construir um mundo mais pacífico

Também faz parte da vida do praticante, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do taekwondo:

Respeito por hierarquias
Cortesia
Integridade
Perseverança
Auto controle
Espírito Indomável

Graduações

As graduações do taekwondo são dividas, inicialmente, em gubs e em seguida em dans.

Cada gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.

Cada dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.
Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.

Faixa Gub/Dan Imagem
Branca 10º gub Taekwondo-10kup.svg
Branca ponta amarela 9º gub Taekwondo-9kup.svg
Amarela 8º gub Taekwondo-8kup.svg
Amarela ponta verde 7º gub Taekwondo-7kup.svg
Verde 6º gub Taekwondo-6kup.svg
Verde ponta azul 5º gub Taekwondo-5kup.svg
Azul 4º gub Taekwondo-4kup.svg
Azul ponta vermelha 3º gub Taekwondo-3kup.svg
Vermelha 2º gub Taekwondo-2kup.svg
Vermelha ponta preta 1º gub Taekwondo-1kup.svg
Preta 1º Dan Taekwondo-1dan.svg



Lutas

Protecções para luta
Pela WTF (Wolrd Taekwondo Federation), ocorrem em 3 rounds de 3 minutos para os faixa-preta e normalmente 2 - 3 rounds de 1 minuto e meio para os coloridas, sendo que somente é permitido o chute na cabeça a partir da faixa azul ponta vermelha.

No estilo taekwondo songahm o chute na cabeça é permitido em todas as faixas e a luta é decidida em 1 round de 2 minutos ou 5 pontos. Pela ITF (Internacional Taekwondo Federation) o chute e soco na cabeça é permitido. A luta ocorre em dois Rounds e em caso de empate há um terceiro Round. Caso haja um novo empate, haverá um quarto Round, o vencedor é aquele que marcar o primeiro ponto.

 Curiosidades:

 Significado das cores das faixas:


BRANCA - Significa inocência, para um estudante iniciante que não possui conhecimento anterior sobre o taekwon-do.
AMARELA - Significa a Terra da qual uma planta brota e começa a germinar, enquanto o alicerce do Taekwon-Do está sendo construído.
VERDE - Significa o crescimento da planta, enquanto as habilidades do Taekwon-Do estão se desenvolvendo.
AZUL - Significa o Céu, através do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treinamento de Taekwon-Do progride.
VERMELHA - Significa perigo, advertindo o estudante para exercitar o controle e alertando o adversário para ficar longe.
PRETA - Ao contrário da branca, significa maturidade e habilidade no Taekwon-Do. Também indica a imunidade à obscuridade e ao medo.

5 comentários:

Luiza disse...

Muito legal, esse blog é bem bacana,
gostaria que entrassem no meu blog.
www.fasnarutoshippuden.blogspot.com
obrigado *-*

animes disse...

muito bom eu por acaso pratico um desporto que é http://animeslda.blogspot.com
depois diz alguma coisa em que tenho de melhorar ;D

Jonas Anton Östman disse...

<3

Anónimo disse...

EU pratiquei taekwondo e a meu ver, a informação relativamente às graduções está de certa forma errada! Deveriam procurar melhor sobre isso.

Pain do fórum naruto-pt

Crystalsagadicas disse...

Muito legau a coluna só q onde pratico o 1°Dan tem pontas brancas
fora isso irado Naruto-PT abraço

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting