Doujutsus, são técninas oculares muito gabadas no mundo Naruto. Conhecem-se 3, e todos eles são extremamente poderosos: Byakugan, Sharingan e Rinnegan.
O Byakugan é uma habilidade ocular presente nos membros do Clã Hyuuga. Usuários do Byakugan são caracterizados pelos seus olhos de íris lilás-clara, e ausência de pupilas, quando o Byakugan está inactivo. Quando este é activado, aparecem veias dilatadas próximas aos olhos e dentro dos mesmos.
As principais vantagens deste Doujutsu são a capacidade de visão a 360 graus, excepto por um ponto cego, atrás da nuca, sendo a única fraqueza conhecida, e também a capacidade de ampliar objectos, sítios, etc numa distância de 50m, bem como ver através de formas sólidas. Contudo, sabe-se que Neji e Hinata, do clã Hyuuga, conseguiram aumentar esse alcance para valores bastante superiores, o que leva a crer que o treino e capacidade individual do ninja influenciam na capacidade de uso do Byakugan.
Em termos de luta, uma das grandes vantagens desta habilidade é o poder de ver o Sistema Chakra do oponente, sendo muito importante e vantajoso num estilo de luta Taijutsu (baseado no Juuken Ryuu). Com isto, podem atingir órgãos vitais do opositor, e se bem treinado, o ninja utilizador do Byakugan é capaz de ver os Tenketsus (pontos por onde circulam do chakra) do adversário, permitindo parar a utilização de Chakra ao indivíduo e deixando-o dependente das suas técnicas de Taijutsu.
Vemos assim, que este Doujutsu é extremamente poderoso, tendo apenas como fraqueza o ponto cego. Contudo, o clã Hyuuga desenvolveu uma técnica, que foi passada de geração a geração que consiste como uma defesa absoluta: Hakkeshou Kaiten, onde o usuário liberta chakra por todos os pontos possíveis, num sistema de rotação.
(Neji vs Kidoumaro: 1:36 Juuken Ryuu, 1:58 Hakkeshou Kaiten)
Sharingan
O Sharingan, Doujutsu do quase extinto clã Uchiha, é conhecido como o olho giratório e copiador, que deriva do Byakugan. Isto deve-se às principais propriedades que fornece aos seus portadores: capacidade de copiar jutsus (excepto os provenientes de Kekkei Genkai), de visualizar o sistema de Chakra e de prever os movimentos do adversário, em luta. Isto é, obviamente, uma enorme vantagem para o portador do Sharingan, pois para além de todas aquelas propriedades, consegue detectar a fraqueza do jutsu. Esta habilidade ocular, ao contrário do Byakugan, tem de ser despertada através de sentimentos como excitação, perigo, medo, etc, tendo diferentes níveis de progressão.
(Danzo vs Sasuke, onde o primeiro usa o Izanagi)
Existem, contudo, outros estádios além dos três níveis Sharingan. Contudo estes, à semelhança do Doujutsu em si, só despertam em situações especiais, como, por exemplo, a morte de alguém querido, ou o sentimento de matar alguém querido. Estes denominam-se Mangekyō Sharingan e Eien Mangekyō Sharingan (Mangekyo Sharingan Eterno).
Esta forma mais avançada do Sharingan permite ao usuário o uso de um jutsu com um simples cruzar de olhos, mesmo que seja momentâneo, e dificilmente o inimigo terá alguma hipótese de escapar. Neste estádio, alguns jutsus extremamente poderosos são desenvolvidos, como o Amaterasu, Tsukuyomi, Susano’o. Contudo, este suposto “nível de Sharingan invencível” tem a sua falha: o uso exagerado do mesmo leva à cegueira por parte do ninja, envolvendo-o num mundo de escuridão. Para suprir isto, Uchiha Madara, descobriu uma maneira do uso eterno do Mangekyō Sharingan. Para isso, é necessário o transplante dos olhos de algum Uchiha familiar, também usuário do Mangekyō Sharingan (vários sacrifícios foram feitos no clã, e só nestas condições se obteve resultados), para que usuário Sharingan possa desfrutar deste poder eterno.Assim, é fácil perceber o porquê de os usuários Sharingan serem sempre ninjas de elevados ranks.
O Rinnegan é o Doujutsu mais forte e, consequentemente, o mais adorado. Caracterizado por um conjunto de círculos à volta da pupila, o usuário tem em si o poder de um verdadeiro Deus: é capaz de salvar ou destruir o mundo.
O primeiro usuário deste jutsu ocular foi o Rikudou Sennin, criador de todos os jutsus do mundo shinobi, inclusive os Doujutsus. Ao contrário do Byakugan e do Sharingan, o Rinnegan é permanente e está sempre activado. A habilidade não é passada ao longo das gerações, nem despertada apenas nos membros de um único clã. O Rinnegan surge quando, pelo que se sabe, um ninja experimenta sentimentos demasiado intensos (morte dos pais, no caso de Nagato). Os poderes deste Doujutsu são incontáveis e estupendos. O único usuário dele, Nagato, controlava os cinco elementos, conseguia invocar a Gedo Mazo (estátua que sugava o chakra dos bijuus), controlava corpos através de metais provenientes dessa mesma estátua, usufruindo de todas as capacidades de um ninja em seu benefício (técninas de invocação, ninjustu, taijutsu, etc…). Consegue trazer pessoas de volta à vida, e realizar ataques que destroem tudo e todos. O poder deste Doujutsu é ainda muito restrito, e pouco conhecemos dele, contudo do pouco que se sabe, vemos o quão poderoso é.
1 comentários:
Excelente post, muito informativo e sobre um tema realmente interessante. Gostei do vocabulário utilizado, é bonito e leve por isso torna-se uma leitura bastante fácil e acessível. Fizeste um grande trabalho de pesquisa e as referências dos combates foram pontos positivos. Penso que te esqueceste só de uma coisa. Quando falaste nos poderes do Mangekyo esqueceste-te do Kamui do Kakashi, mas não é nada de importante. Continua assim ;)
Enviar um comentário