Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

A História do Japão: Isolamento e os seus motivos (Parte 3)

Motivos de Isolamento...

Não se pode deixar de citar as relações comerciais mantidas com a Holanda. Enquanto que os portugueses queriam instruir(catequizar, ensinar) os japoneses, os holandeses apenas tinham uma intenção comercial com o país.

O Japão, para além de ter sido governado por uma ditadura feudal, sendo esta a que adoptou a política de isolamento, teve também outro motivo fundamental para o Japão ter permanecido isolado até à década de 1850:

- Interesses Económicos Mundiais: O Japão sofreu a sua modernização nesse período devido à intervenção dos Estados Unidos. O interesse deste era criar lanços com o Japão, pois estes tinham as características necessárias que os Estados Unidos procuravam: Aliados em pontos estratégicos da Ásia e do Pacífico.

Antes disso, no contexto económico, o que movimentava o comércio eram as especiarias, matérias primas, produtos vegetais tropicais e terras virgens. O Japão, sendo um país com um território pequeno e formado por montanhas e planícies estreitas incapacitava o grande número de terras cultiváveis e assim não atraía os comerciantes e as potências colonialistas como os países tropicais.

Outro dos motivos que levou o Japão a ser isolado e do governo Tokugawa tê-lo fechado foi apenas para proteger a supremacia que o clã Tokugawa tinha e manter a estabilidade que o Japão havia alcançado.

Agora pergunta-se, como assim manter a estabilidade?

Foi por esta altura que as potências europeias, nas suas conquistas pelo mundo, estavam a envolver a Ásia nesses conflitos. Lutavam com os países asiáticos para alcançar o “monopólio comercial” com países como o Japão. Com o Japão já unificado, os Tokugawa precisavam de acabar com a vulnerabilidade do Japão, isto é, tirá-lo do campo de batalha.

Assim, expulsaram comerciantes e os “catequizadores” e proibiram a prática ao cristianismo.
Entre 1637 a 1868, Japão, também conhecido como a Terra do Sol Nascente, ficou isolada do resto do mundo.

No período em que o Japão voltou a abrir as portas para o mundo, o clã Tokugawa deixou de exercer o seu cargo no governo e o Japão voltou aos velhos moldes de Impérios.

Esta transição onde o Japão se modernizou e houve um choque entre a cultura feudal japonesa e a cultura capitalista ocidental ficou conhecida como Revolução Meiji.

0 comentários:

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting