Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

A História do Japão: O Imperialismo Japonês e a Rendição Japonesa (Parte 4)

Imperialismo Japonês...

Como foi dito na última rubrica, em 1868 Japão restaurou o poder imperial, tirando aos shoguns o poder feudal que possuíam desde o século XII.
Misuhito, conhecido por Meiji foi o primeiro, depois de vários anos, imperador a subir ao trono, assim esta era ficou conhecida como a Era Meiji que representou um período de grandes mudanças no Japão.

Acabadas as reformas internas, o governo quis e decidiu alcançar as condições de igualdade com as potências ocidentais.

Com vista a extinguir os privilégios judiciais e económicos desfrutados pelos estrangeiros tentaram, desde início, uma reforma dos tratados, porém as potências envolvidas recusaram tratar do assunto enquanto as instituições legais japonesas não se equiparassem às ocidentais.

Os assuntos asiáticos ocuparam o segundo lugar na política externa dos primeiros anos, mas no início da década de 90 tornava-se cada vez mais claro a importância chinesa na Coreia, o que alarmou Tokyo.

Em 1894, uma revolta na Coreia foi esmagada com o apoio dos chineses. O Japão enviou tropas ao país vizinho mas assim que a crise foi cessada este recusou-se a retirá-las.

As hostilidades sino-japonesas começaram no mar porém a luta transferiu-se para a Coreia. Vitorioso em todas as batalhas, o Japão impôs um tratado humilhante ao adversário, porém as potências europeias recusaram-se a aceitar Tokyo como sócio na partilha de riquezas da China.

O Japão foi forçado a devolver a península de Liaotung, tomada à China, em troca de uma indemnização pelos países Alemanha, França e Rússia.
Em 1889, a Rússia forçou a China a ceder-lhe a península.


A Rendição do Japão...

Em 1937, o chamado “incidente chinês” colocou, praticamente, o poder do Japão em mãos militares. Este incidente começou com o ataque japonês às unidades chinesas na Ponte Marco Polo, perto de Pequim.
Mais tarde as tropas japonesas ocuparam Nanquim, Hangchow e Cantão.

Nesta altura o Japão fazia parte do chamado Eixo, através do pacto Anti-Komintern com a Alemanha e que mais tarde Itália entrou. Porém estes acordos foram, em Setembro de 1940, substituídos pelo Pacto Tripartite, onde as potências do Eixo reconheceram Japão como sedo o líder de uma nova ordem na Ásia.

O Exército Vermelho foi obrigado a buscar vários comandantes nos campos de concentração, onde estavam confinados por ordem de Stalin(em português Estaline).

Várias indústrias foram transferidas para os montes Urais e os Aliados prestam importante auxílio marítimo e aéreo às forças soviéticas.
O ataque japonês, a 7 de Dezembro de 1941, à base norte-americana de Pearl Harbor, no Havai, levou os Estados Unidos a declararem guerra ao Eixo e assim alastrar o conflito por quase todo o mundo.



Figura 1 - Vista Aérea da base Pearl Harbor


A Junho de 1942, o Japão já ocupava a Indochina Francesa e detia a supremacia naval no Pacífico. Mais tarde, toma Hong-Kong, Malásia, Singapura, índias Orientais Holandeses, Bornéu, Filipinas, Andamãs e Birmânia.

As duas facções beligerantes(1) estavam definidas: De um dos lados tínhamos o Pacto Anticomintern ou o Eixo constituido pela Alemanha, Itália e finalmente pelo Japão, contra a União Soviética, a China e os Aliados ( Inglaterra, Estados Unidos, entre outros).

Já todos ouvimos a palavra Kamikaze, mas de onde é que surge?



Kamikaze era um piloto que pilotava um avião totalmente carregado de explosivos para que, em último caso, atirasse contra os inimigos e assim dando a sua vida como arma final. Kamikazes são falsamente confundidos com os aviões japoneses pilotados por um piloto suicida que com ele atirava sobre o inimigo explosivos.

Na verdade, Kamikaze (Kami= Deus, Kaze= Vento) era o nome japonês para duas tempestades que em 1274 e 1281 destruíram frotas de invasores mongóis, livrando o país da guerra e recebendo o nome de “Ventos Divinos”

Em Agosto de 1945, as bombas atómicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki(2) e com a entrada da URSS na guerra asiática forçaram a rendição do Japão.


Fig.2 - Japão



O acto formal foi assinado a 2 de Setembro de 1945, na Baía de Tokyo. Este acto deixava bem claro quais seriam as intenções americanas em relação ao Japão:
- A rendição Incondicional, o que significaria a perda da soberania e da própria independência

Esta guerra ficou conhecida como a 2ª Guerra Mundial.

(1) beligerantes – Que está em guerra
(2) Hiroshima e Nagasaki – Províncias do Japão




Espero que tenham gostado da História do Japão e até para a semana ;)

0 comentários:

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting