De todos os festivais que ocorrem durante o ano, o mais importante do Japão mé o Festival do Ano Novo conhecido por o-shogatsu.
Nesta altura o comercio fecha durante os dias 1 e 3 de Janeiro.
As famílias juntam-se e vão às casas dos seus avós nestes feriados.
Esta comemoração começa na véspera do Ano Novo.
Quando o relógio marca a meia-noite e o dia passa de 31 para 1, as famílias macarrão, comida que representa a vida longa, e em seguida vão para um templo ou santuário local orar pela boa sorte no que está a chegar.
No dia 1 de Janeiro, serve-se um desjejum especial. As crianças ganham dinheiro como presente e todos esperam pelos cartões de Ano Novo, cartões que são entregues logo pela manhã.
Outro feriado importante é o O-bom. Este feriado ocorre em meados de Agosto e acredita-se que os espíritos dos ente-queridos que estão mortos voltam aos seus lares nesta época.
Tanto as casas como os túmulos são limpos e é servida uma alimentação especial a estes espíritos. Durante esta época é normal haver festivais como a dança de bon e fogo de artifício.
Dedicados especialmente às crianças temos os festivais dos dias:
3 de Março onde se comemora o Festival das Bonecas, conhecido por Hinamatsuri. Neste Festival as pessoas colocam nos seus lares um mostruário coberto de vermelho e com várias prateleiras onde são postas as bonecas. Estas bonecas simbolizam a corte imperial da Antiguidade.
Como já devem ter reparado, este festival é mais dedicado para as raparigas.
Depois temos o festival de 5 de Maio. É chamado Dia das Crianças e é dedicado ao Festival dos Meninos (Kodomono no Hi).
Temos ainda o Festival da Estrela (Tanabata), no dia 7 de Julho. Há uma lenda que diz que dois apaixonados, separados pela via-láctea, podem encontrar-se todos os anos nesta noite.
Nesta altura e durante os festejos, as pessoas escrevem os seus desejos em tiras de papel e amarram aos galhos de bambu.
Outro festival ocorre no dia 5 de Novembro onde as raparigas de 3 ou 7 anos e os rapazes de 5 são levados ao templo mais próximo para orarem pela sua saúde. Este festival é chamado de Shichi-Go-san, que literalmente quer dizer sete-cinco-três.
Para além destes, há ainda um número incontável de festivais locais durante todo o ano.
Alguns dos maiores têm atracções especiais e atraem a atenção de milhares de pessoas. O Festival de Kamakura e o Festival da Neve são dois dos mais conhecidos festivais locais.
Para além destes festivais todos, no Japão há ainda um momento do ano designado por Golden Week
A Golden Week é a junção de quatro feriados nacionais, normalmente, numa semana. Combinada com alguns fins-de-semana, a Golden Week torna-se uma das datas preferidas das pessoas. Isto causa uma aglomeração nas cidades.
Os feriados que compõem a Golden Week são:
- O Feriado de 29 de Abril, conhecido por Midori no hi (Dia Verde). Neste dia comemora-se o aniversário do Imperador Showa. É chamado de "Dia Verde" pois o imperador apreciava muito a natureza.
- O Feriado de 3 de Maio, conhecido por Kinen de Kenpo. Neste dia os japoneses festejam o Dia da Constituição
- O Feriado de 4 de Maio, conhecido por Kokumin no Kyujitsu (Entre o dia). Este feriado não tem qualquer importância na história japonesa, foi apenas criado para que a Golden Week se tornasse numa semana de feriados contínuos.
- Por último e já aqui falado, o feriado de 5 de Maio, conhecido por Kodomo no Hi ou também por Tango no Sekku (Dia dos Meninos).
Outros feriados Nacionais:
15 de Janeiro - Dia da Maioridade
11 de Fevereiro - Dia da Fundação Nacional
Por volta de 21 de Março - Dia do Equinócio de Primavera
15 de Setembro - Dia de Veneração aos Anciãos
Por volta de 23 de Setembro - Dia do Equinócio de Outono
10 de Outubro - Dia de Educação Física
3 de Novembro - Dia da Cultura
23 de Novembro - Dia de Acção de Graças (aos trabalhadores)
23 de Dezembro - Aniversário do Imperador
23 de Novembro - Dia de Acção de Graças (aos trabalhadores)
23 de Dezembro - Aniversário do Imperador
Episódio da Semana: #260 - Separação
Spoiler:
Sign Destacada
Opening e Ending actuais!
OP10: tacica - newsong | ED20: Hemenway - By my ide |
0 comentários:
Enviar um comentário