Episódio da Semana: #260 - Separação

Spoiler:

Judo

Breve resumo


O Judo ( Juu Dou- Caminho Suave em japonês) é uma arte marcial, fundada por Jigoro Kano. Os seus princípios são avigorar o físico, a mente e o espírito de forma 175px-Kano_Jigorointegrada, para além, propagar técnicas de defesa pessoal. O judo tem uma grande aceitação por todo o mundo, pois Kano conseguiu unir a essência dos principais estilos e escolas de Jujutsu, a arte marcial praticada pelos "Bushi", ou cavaleiros durante o período de Kamakura (1185-1333), a outras artes marciais praticadas no Oriente e fundi-las numa única arte. O Judo foi considerado como desporto oficial do Japão no final do século XIX, passado algum tempo, foi fundado o primeiro clube judoca na Europa em Londres chamado Budokway (1918). O vestido utilizado no Judo é o keikogi ou então o judogi (kimono), que com o cinturão forma o equipamento do judoca, este é constituído pelo casaco (Uwagu), as calças (Shitabaki), e também a faixa (Obi), este pode ser branco ou azul, mas mesmo assim o azul é utilizado para facilitar as arbitragens nos campeonatos oficiais. Este estendeu os seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, conseguindo assim uma evolução quanto ao número de praticantes. Este desporto também se baseia em usar o máximo da força física e espiritual.

Queda e Renascimento do JuJutsu


Em 1864, o Comandante de uma expedição naval americana chamado Matthew Perry, ordenou ao Japão a abrir seus portos ao mundo com o tratado "Comércio, Paz e Amizade", quando este os abriu, surgiu uma transformação politico-social na Terra do Sol. Esta transformação teve como nome de Era Meiji ou "Renascença Japonesa", promovida pelo Imperador Mitsuhyto Meiji (1868-1912).Nessa época de transformações e inovações, os japoneses ficaram desejosos por modernizarem-se e adquirirem a cultura ocidental. Tudo o que era tradicional, ficou esquecido e renegado. Os mestres de JuJutsu perderam os seus títulos oficiais tendo assim de procurar trabalho no estrangeiro.A ordem de proibir os Samurais de usar espadas em 1876 assinalou um declínio em todas as artes marciais, e o JuJutsu não foi excepção.Tempos depois, existiu uma onda reversa à febre ocidental, assim o JuJutsu foi recolocado como arte marcial, onde os alunos de faixa branca aleijavam-se sériamente, pois os mestres ensinavam os chamados golpes mortais e golpes baixos genitais.


O Nascimento do Judo


Baseado nesses inconvenientes, um jovem, resolveu mudar o JuJutsu, transformando em um veículo de educação física.Procurou encontrar explicações científicas ligadas aos golpes, seleccionou e classificou as melhores técnicas de jujutsu, deu realce aos ataques aos pontos vitais, às lutas no solo do estilo Tenshin-Shinyo-Ryu e nos golpes de projecção Kito-Ryu. Inseriu os princípios básicos quanto ao equilíbrio, da gravidade e dos sistemas de alavancas nas execuções dos movimentos lógicos. Jigoro Kano tentou dar maior expressão à origem da lenda do estilo Yoshin-Ryu (Escola do Coração de Salgueiro), que se baseava na frase "ceder para vencer" utilizando a não resistência para controlar, desequilibrar e vencer com o mínimo do esforço. Num combate, o praticante tinha um único objectivo:a vitória, Kano não concordou dizendo que uma actividade física devia servir para a educação dos praticantes. Os cultores profissionais do jujutsu não aceitavam o entender de Kano, pois para eles o verdadeiro espírito do jujutsu era o shin-ken-shobu (vencer ou morrer.)Pelas suas ideias Kano era desafiado e destacado pelos educadores da época e assim nasceu o Judo. Kano pretendeu elevar o termo jutsu (técnica) para do, ou seja, para caminho.Em 1882, no templo Eishoji de Kita Inaritcho, no bairro de Shimoya em Tóquio, Jigoro inaugura a primeira escola de Judo chamada Kodokan.

0 comentários:

Sign Destacada

Sign Destacada
Por: Straw Hat

Opening e Ending actuais!

OP10: tacica - newsongED20: Hemenway - By my ide

 
Design by Free WordPress Themes | Edit by EroGaki | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting